Objetivo:
• Criar um Classificados para aquaristas, centralizando a compra e venda de produtos (novos e usados) de aquarismo de água doce e água salgada em âmbito nacional. Com isso, agregar uma base de usuários que hoje contam com uma enorme dificuldade em vender seus produtos pela dispersão dos canais de venda. Embora seja o terceiro maior mercado de PET, com mais de 1 milhões de brasileiros com aquários em seus lares, não existe hoje um local de referência onde os hobbistas possam comprar e vender itens de aquarismo, ficando reféns do mercado livre ou de grupos de whatsapp, que não oferecem uma boa experiência nesse sentido.
Observações: Não haverá compra e venda direta de produtos dentro da plataforma. O aquarismo lida com seres vivos, que estão sujeitos a altas taxas de mortalidade e precisam ser enviados por modalidades de fretes especiais, normalmente não oferecidos pelas plataformas de fretes mais populares (ex: melhor envio). Além disso, o valor dos produtos é muito alto, muitas vezes frágeis e com medidas acima das comumente aceitas pelas transportadoras. Logo, esses problemas podem gerar custos incompatíveis com a minha capacidade financeira e de pessoal para lidar com eles. Sendo assim, pelo menos inicialmente, a plataforma servirá apenas de ponto de encontro entre vendedores e compradores.
Rentabilidades:
• Cobrança de planos mensais premium, que permitem uma maior quantidade de anúncios, bem como vídeos, verificação de perfil, destaque de cor de um anúncio em relação a outros, fotos maiores, uma quantidade X de disparos (para um público alvo) grátis mensais, recebimento de ofertas de anúncios antes de serem exibidos para o público em geral.
• Carrossel no topo da página que exibe anúncios destacados. Ou seja, o usuário paga para colocar seu anúncio na primeira imagem do Carrossel. A foto do anúncio é posicionada na primeira posição do carrossel até que uma outra imagem de outro anúncio tome o seu lugar, movendo assim o primeiro para a direita, e assim sucessivamente até que deixe de ser exibido (funcionalidade parecida pode ser encontrada no site Badoo).
• Cobrança para propagandas em banners nas páginas iniciais, de produtos e em outros locais estratégicos.
• Cobranças avulsas de disparos de anúncios para públicos direcionados (push, whatsapp, e-mail)
Desafios técnicos/ legais:
• Atestar a veracidade dos anúncios e a originalidade dos produtos oferecidos.
• Coibir a veiculação de anúncios de espécies proibidas.
• Evitar golpes, fraudes, contas falsas, discurso de ódio, plágio, pornografia, pedofilia ou qualquer outro tipo de conteúdo ilegal.
• Políticos de privacidade e termos de uso juridicamente bem elaborados para evitar a responsabilização da plataforma por eventuais problemas citados acima.
• Tratamento adequado de dados sensíveis dos usuários de acordo com a LGPD.
• Moderação de litígios entre usuários.
• Meios confiáveis (anti-fraude) de atestar a reputação do vendedor dado que não haverá venda direta pela plataforma.
• Precificação: A exposição dos anúncios em diferentes áreas do site exige preços diferenciados. E esses valores dependem do alcance da plataforma, uma métrica variável e que precisa ser atualizada proporcionalmente ao crescimento da plataforma. Além disso, o usuário pode escolher expor o anúncio regionalmente, ou para um público de interesse específico. Isso exigiria um painel com dados complexos a serem analisados e usados como base na precificação.
Funcionalidades (Recursos usuário Padrão x Premium):
Padrão (Free):
• Anúncios padrão. Thumbnail menor, limitado a 5 anúncios, com 3 fotos (cada), descrição e preço.
• Capacidade de upload limitada (em média 10mb)
Premium:
• Anúncios com fotos maiores e em maior quantidade, upload de vídeos, cores de destaque nas bordas).
• Maior capacidade de upload em mb.
• Recebe ofertas de anúncios novos antes dos usuários padrão.
• Possibilidade de ter mais de um usuário administrador da conta.
• Envia ofertas para lista de pessoas interessadas naquele item. O interesse das pessoas é baseado nas buscas, que ficam gravadas nos cookies, itens favoritos ou lista de desejos do cliente. Em conjunto, é criada uma base de banco de dados que pode ser usada para direcionar os anúncios para o público certo. Os usuários premium, ao anunciar, terão direito a um número X de disparos grátis por mês, que podem ser feitos via notificações push, mensagens via whatsapp ou e-mail.
• Criação de loja oficial, com banner próprio, logo, personalização de cores, categorização de anúncios, painel administrativo e estatísticas para análise (visitas, cliques, e outras estatísticas a serem elaboradas).
Funcionalidades gerais:
• Busca por localização no mapa (requer permissão prévia do anunciante).
• Marcar anúncio como favorito.
• Reputação do vendedor (ver desafio de definir a reputação acima)
• Selo de verificação do vendedor (atestar com foto de identidade, reconhecimento fácil ou alguma outra tecnologia disponível)
• (opcional) Gameficação dos usuários, que pode ser por tempo de atividade na plataforma, verificação de perfil, comentário nos anúncios, e outros tipos de pontuação que bonifiquem a interatividade do usuários com o site. O objetivo é manter os usuários o maior tempo possível logado na plataforma. A bonificação acumulada pode ser utilizada como crédito na contratação de serviços.
• Chat interno entre vendedor e comprador.
• Ícone de status online/ offline no anúncio (pulsante).
• Contador de visitas no anúncio.
• Funcionalidade “porque você viu” do mercado livre (anúncios personalizados)
• Notificações push
• Filtros de pesquisa por categoria, preços, palavras chave, sugestões, etc.
Diferenciais da plataforma:
Hoje é muito difícil competir com um marketplace oferecendo soluções que já existem plataformas consolidadas. Portanto, algumas funcionalidades, se possíveis de serem implementadas, seriam de um imenso diferencial.
• A principal delas é a facilidade de inserção dos anúncios. O perfil do aquarista é de uma pessoal de meia idade, com pouca habilidade com tecnologia, portanto enviar os anúncios deve ser fácil e sem burocracia. O que preciso é que seja possível inverter a ordem de inserção. Ou seja, primeiro você tira a foto, coloca o título, a descrição, e por fim vê a prévia do anúncio pronto. Após essa etapa, aí sim o usuário faz login ou cadastro. Invertendo a ordem a possibilidade de desistência é menor, já que parte do trabalho já foi feito.
• Outra funcionalidade interessante seria usar um chatbot para publicar na anúncios pelo próprio whatsapp, já que é lá onde a maioria dos aquaristas estão. O chatbot vai guiando o usuário por meio de etapas, como pedir foto, preço e descrição, e depois enviar os dados via API para publicar o anúncio no site. Essa funcionalidade, no entanto, já é mais complicada e não sei se seria possível implementar.